Biblioteca

A Famp entende a biblioteca como espaço de múltiplas informações, formação acadêmica e cultural, com parte no processo de ensino-aprendizagem, com a função de suscitar nos alunos o espírito investigativo, a autonomia e o interesse pela pesquisa de qualidade, tendo em vista as diversas ofertas de fontes de pesquisa viabilizadas por esta.

O acervo é composto por fontes de informação e materiais de apoio para o desenvolvimento e aprimoramento de trabalhos, estudos, publicações científicas e acadêmicas.

A infraestrutura de sua biblioteca apresenta um espaço físico com 638,85 m² de área útil, oferece livre acesso às estantes, tem a disposição de seus usuários 260 lugares para estudo individual e em grupo distribuídos na biblioteca sendo: 20 salas de trabalho em grupo equipadas com mesas e cadeiras confortáveis para acomodação, 132 cabines de espaço reservado para o estudo individual, 8 mesas distribuídas entre as estantes para estudo e pesquisa, espaços destinados aos serviços da biblioteca (administração, tratamento técnico e acervo). O campus 4 oferece 134 computadores distribuídos em 4 laboratórios de informática sendo 38 computadores disponíveis a pesquisa na biblioteca com cobertura de rede wireless. Assim a FAMP atende integralmente a necessidade dos cursos.

O acervo atende apropriadamente às funções de ensino, pesquisa e extensão, em livros, periódicos (assinaturas correntes) e software. Além do acervo específico de cada curso, a Biblioteca tem à disposição livros de referência, acervo abrangente das outras áreas de conhecimento e biblioteca eletrônica, que pode ser utilizada nos computadores postos à disposição dos alunos e que possam contribuir para a formação científica, técnica, geral e humanística da comunidade acadêmica.

O planejamento econômico-financeiro reservará dotação orçamentária para atualização e ampliação do acervo, compatíveis com as necessidades.

A organização do acervo é feita por área do conhecimento, nos padrões da Biblioteconomia e está disposto na forma de livre acesso, tendo como facilitadores à pesquisa, terminais de consulta na própria biblioteca, e conta ainda com a possibilidade de consulta via internet por meio do catálogo online.

Os serviços de acesso ao acervo da biblioteca são oferecidos aos usuários, na forma de consulta local, empréstimo domiciliar previsto em normatização interna, orientação pessoal ao usuário na pesquisa e localização de materiais e informações, consulta a base de dados e acesso ao catálogo online.

A biblioteca da FAMP, apresenta recursos de segurança como:

  • Sistema contra incêndio
  • Sistema de iluminação de emergência;
  • Saídas de emergência
  • Sistema de segurança: portais magnéticos anti-furto
  • Controle de entrada de pertences particulares e conferencia dos materiais emprestados
  • Segurança 24 horas, GEV – Grupo Especial de Vigilância

A segurança do acervo é realizada pelos atendentes na circulação de pessoas, mediante controle de entrada de pertences particulares e conferência informatizada dos materiais emprestados.